Sistema para Lubrificação e Resfriamento de Mancais – Izda – Automação Industrial em Joinville

SISTEMA PARA LUBRIFICAÇÃO E RESFRIAMENTO DE MANCAIS

É muito importante controlar o fluxo e temperatura do óleo para manter o filme de óleo entre o mancal e o eixo e dissipar o calor gerado.
Detalhe do sistema de lubrificação e resfriamento de mancais desenvolvido pela IZDA.
Neste post trouxemos uma entrevista com Maurivan Luiz Capoani, nosso Gerente de Projetos que, desde o estágio curricular do curso Técnico em Mecânica da Escola Técnica Tupy (ETT), trabalha na IZDA. Ele explica melhor sobre o sistema para lubrificação e resfriamento de mancais desenvolvido para um de nossos clientes.

 

 

 

– Boa tarde Maurivan. O que é este sistema para lubrificação e resfriamento de mancais?
– Boa tarde. Este é um sistema compacto sem reservatório onde a sucção do óleo é feita do próprio mancal. O óleo é succionado do mancal, passando por um controle de vazão, filtrado e resfriado em um trocador de calor a ar, sendo devolvido para o mancal nas condições ideais para o correto funcionamento da máquina girante.

 

 

– Onde é utilizado este sistema?
– Utilizado em máquinas de grande porte (geradores, motores elétricos) que não possuem mancais de rolamento e sim mancais de deslizamento.

 

 

 

– E qual o objetivo da instalação deste sistema de lubrificação e resfriamento de mancais?
– Para manter um fluxo constante de óleo, com vazão e temperatura controlada, retirando o calor gerado durante o funcionamento e garantindo a manutenção do filme de óleo entre mancal e eixo.

 

 
Detalhe do sistema de lubrificação e resfriamento de mancais desenvolvido pela IZDA.

 

 

 

– O que é levado em consideração no projeto de um sistema de lubrificação?
– Para o  desenvolvimento de um sistema de lubrificação diversos dados de entrada são levados em consideração, sendo que dois deles são de extrema importância para dar início ao projeto: quantidade de calor a ser retirado e vazão do óleo. Com estes dados já podemos dar início ao dimensionamento de bomba, motor elétrico, filtros e trocador de calor. Dados como: a viscosidade do fluido, temperatura do meio que fará a troca térmica (normalmente água ou ar), temperatura desejada do fluido são obrigatórios para o correto dimensionamento do sistema.

 

Há outras informações, como o grau de filtragem, posição de instalação, sensoriamento (exigências que mudam bastante de cliente para cliente) além das características da operação do equipamento, no local ou assistido remotamente. 

 

 
 

 

 

Maurivan é técnico em Mecânica, graduado em Comércio Exterior e Administração com pós graduação em Engenharia de Produção e vários cursos na Rexroth durante mais de 30 anos de atuação em automação e hidráulica industrial. Desenhista e projetista, coordenou vendas internas e externas e atualmente é Gerente de Projetos, desenvolve e coordena diversos projetos standard e personalizados. 
Sistema para Lubrificação e Resfriamento de Mancais
Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao utilizar este site você concorda com nossa Política de Proteção de Dados.
Leis mais
Open chat
1
Olá, como podemos ajudar? Favor informar seu nome, empresa e contato. Para orçamentos: [email protected]